quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Diário do Alpiste: Seu Desenvolvimento.


O primeiro passo foi despertar a curiosidade das crianças para os cuidados com a  natureza; o segundo, ensinar-lhe a técnica e os cuidados do cultivo de uma planta, e depois deixá-la desfrutar, a alegria e o prazer de ter criado alguma coisa viva e sua.


Começamos pelo alpiste
As crianças normalmente não tem paciência: elas plantão e querem ver os resultados.do seu trabalho. Começamos então com o alpiste, uma planta da família das gramíneas que cresce rapidamente.


Plantamos nas caixas de ovo  as crianças  encheram com terra, misturada  areia. As crianças colocaram uma colherinha de café de alpiste  a terra. Reguemos bem para a terra ficar bem úmida.



 Brincamos com a terra foi uma diversão para as crianças. Elas ficaram maravilhadas com a terra, e assim eles plantaram a semente do alpiste. Isso ocorreu na caixa de ovo. 


Depois do plantio perguntei: Será que todas as plantinhas irão nascer?
- Não sei não professora essa caixa  ai é muito pequeno. (Davi)
- Vai sim só que tem que colocar água! (Carlos)
- Elas vão nas nascer e crescer professora é só molhar. (Shantal)
-Vai sim vai nascer  todas! (João Victor, Kauã Felipe, Nicoly, Sarah).
Depois que nascer nós levamos para a horta professora. (Gabrielly, Kauana, Eduarda)


Molhamos duas vezes por semana.Assim despertamos nas crianças os cuidados e responsabilidades de cuidar das nossas plantinhas.

Depois de três dias o alpiste estava germinando.

 Em pouco mais de duas semanas ele terá de 15 a 20 cm de altura. Nesse estagio, transplantamos para a horta, e as crianças experimentaram a alegria de ver a plantinha se desenvolver desde a sua germinação.



Sr OSVALDO QUEREMOS AGRADECER A COLABORAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DO Sr NO TRANSPLANTE E PLANTIO DO ALPISTE NA HORTA´.  E  PLANTIO E COLHEITA DO ALFACE...  O 2º PERÍODO FICA MUITO FELIZ COM A CONTRIBUIÇÃO DO Sr PRO NOSSO CONHECIMENTO A RESPEITO DA HORTA. 

OBRIGADO DO  2º PERÍODO E PROFª CLARA.


Visitas para observação do desenvolvimento do alpiste.


 Agora ele está formando espigas e as crianças estão observando este processo.
 As crianças terão alegria de ver o alpiste cercado pelos pássaros que vêm buscar no alpiste o seu alimento, acabando por espalhar os grãos que mais tarde formarão outras mudas. 


Ele está simplesmente  lindo. Atingiu altura de 80cm,esta formando as espigas elas estão pequenas, observação ocorreu  mediante a participação e envolvimento das crianças,
Bem como os diálogos que tivemos ao longo do processo. Diariamente acompanhamos as sementes que foram se desenvolvendo, agora vamos esperar elas crescerem e amadurecerem, para então colhermos. O 2º Período está orgulhoso do desenvolvimento do mesmo, superou as nossas expectativas.



Estaremos dando fechamento com a construção do "Boneco Meu amigo", cada criança vai confeccionar seu próprio boneco estaremos dando um nome, elas terão um diário exclusivo onde irão relatar todos acontecimentos, desde a criação do boneco até a fase final.
Toda segunda feira as crianças terão uma tarefa especial para desenvolver junto ao seu boneco ecológico, relatar como foi o final de semana com o seu boneco amigo.

O boneco em casa desperta os cuidados que elas terão com um ser vivo, e assim despertar a  responsabilidade, dos cuidados com seu amigo, e os pais terão um papel importante para o bom desenvolvimento das atividades. Estamos trabalhando o cuidado, respeito e senso de justiça, nas crianças e seus familiares. 

Abaixo o passo a passo para a confecção do boneco ecológico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário