quinta-feira, 3 de outubro de 2013

NADA MAIS SÉRIO DO QUE UMA CRIANÇA BRINCANDO.

“A criança joga (brinca) para expressar agressão, adquirir experiência, controlar ansiedades, estabelecer contatos sociais como integração da personalidade e por prazer.” Winnicotti

Brincar é essencial na vida da criança. Através das brincadeiras a criança se descobre e descobre o mundo que a cerca. Por ser uma atividade espontânea, o "brincar" instiga a criança a se conectar com sua criatividade e habilidades, desenvolvendo a concentração, a linguagem, a memória, a imaginação, o afeto, entre outros atributos essenciais à saúde humana.

 A brincadeira leva a criança ao encontro com outro internalizando os valores sócio-culturais, parceria e confiança, assertividade, além de favorecer o aprendizado para a vida adulta, uma vez que se relacionar em grupo leva o desafio de lidar com as próprias frustrações e o exercício de ouvir e de se fazer ser ouvido, entre outras tributos.

Portanto, neste momento em que as crianças mais velhas estão tão seduzidas pelos jogos eletrônicos, é importante que os pais e/ou seus cuidadores equilibrem o tempo dessas atividades em relação às atividades em grupo. A criança com um bom arsenal de experiência lúdica, naturalmente, se tornará um adulto mais flexível e emocionalmente mais preparado para enfrentar os desafios da vida. Tereza Nobrega.




 















Nenhum comentário:

Postar um comentário